Um dia fui surpreendida por uma formiga.
Naquele impulso inconsciente e maligno , eu ia matar a bichinha, mas ela gritou!
-“Eeeeeeeei! Não pise em mim!”
Estarrecida, parei e fui procurar da onde vinha aquela voz fininha e um tanto apavorada.
Lá estava ela, era uma formiga dessas normais, não entendo de formigas, apenas sei que era daquelas que a gente tem na nossa casa.
Abaixei-me curiosa para falar com a formiguinha, fiquei de cócoras, cerrei os olhos, ajeitei meus óculos e disse:
-Oi, me desculpe!
Mais uma vez pra minha surpresa ela respondeu:
-Que mané desculpa! Desculpa nada, você já estraçalhou metade da minha família... E olha que nós somos operárias renomadas! Carregamos ‘n’ vezes o nosso peso! Isso é um absurdo! Você acha só porque é grande pode sair pisando nos outros?
-Eu não sabia que estava causando tantos problemas... Bem, até sabia, mas pensei que vocês não tivessem laços e que se quer pensavam!
(Acho que fui um pouco ignorante pra dizer a verdade, pobre formiga...)
-Ah! Ainda por cima é sonsa! Escuta aqui, já chega de ficar pisoteando minhas amiguinhas!Temos o orgulho formicídio e eu estou aqui representando a nossa classe que é afetada por esse problema discriminatório sobre os insetos de baixa periculosidade!
Apareceram outras formigas que entraram em formação para desenharem mosaicos que formavam palavras e frases para que eu lesse.
-Vocês são mesmo organizadas, né ?
-Como pode ver, sim. E quero aqui exprimir toda a nossa insatisfação com a sua atitude agressora e incompreensiva com a nossa espécie... Só queremos dividir o espaço com vocês humanos, e ainda lhes fazemos o favor de limpar suas migalhas soltas e restos de consumo...E vocês... Não passam de ingratos!
Me senti atingida.
-O que posso fazer para reverter a minha situação, mudar minha imagem em relação a vocês?
-Bem, nós gostaríamos de pisar em metade de sua família para você sentir o mesmo, mas isso custaria muito a todas nós já que teríamos de convocar nossas companheiras de outras jurisdições... Então tenho aqui de pronto, uma declaração feita pela ONF- Organização das Nações Formigas, com assinatura do conselho de segurança para que você, humana, assuma pelos crimes de formiguicídio, agressão e invasão de propriedade privada.
-Nossa, e como vou ser punida?
-Vai ter que ceder toda migalha de bolo, doces e afins para nós, além de outros alimentos para o reestabelecimento do formigueiro. Além disso, também terá que garantir proteção efetiva da nossa casa, já que por tantas outras vezes você nos varreu quintal à baixo... Entre outras ações de auxilio a nossa causa. O descumprimento da ordem implica em ataques pelo nosso batalhão vermelho, podendo lhe causar choque anafilático e morte.
-Ui! Vejo que não estão para brincadeiras! Assino, e juro não mais pisar em quem me ajuda sem eu saber...Não piso mais na família, nem nos amigos, nem em ninguém.Vou valorizar o trabalho e a organização...Prometo ser mais atenta com os menores e os menos perigosos e tenho dito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou?