terça-feira, 11 de janeiro de 2011

contos e lendas de parada angélica

Parada Angélica é um lugar quase simbólico na vida histórica da região metropolitana do Rio de Janeiro, tão importante que nem existe no mapa.
O local é provinciano: tem uma igreja matriz, uma praça, mercados, farmácias, salões de beleza e uns 1500 habitantes- não sei se esta contagem inclui os moradores da area favelizada.
O lugar não tem charme, faltam muitos serviços, então, lhe restou mesmo ser apenas uma parada pra quem passa em direção a região serrana. Angélica talvez tenha sido nos tempos de fundação, mas não nos anos 2000.
Contudo, nesse cantinho, existem coisas que até Deus duvida.É o retrato do Brasil: desigualdade, esperteza, corrupção, honestidade, fofocas, amizade, amor, samba, nordestinos, americanos, franceses, preguiçosos, trabalhadores, malucos, feijoadas,politicos, botecos, crime, trafico e felicidade.
Em plena baixada fluminense, vamos encontrar lendas e contos brasileiras que nem mesmo "O Guarani" foi capaz de mostrar. E os vícios? Ah, muitos deles serão expostos e quem sabe desligados.Mas para deleite de nós todos, eles apimentam ainda mais essa falta de vergonha que só Parada Angélica poderia ter.

Um comentário:

O que achou?