sábado, 4 de dezembro de 2010

FLASHDANCE

Estive revendo algumas cenas e lembrei que Flashdance é um dos top top filmes que eu mais aprecio.
Pode ser um grande clichê do cinema,sim, mas eu sou super a favor desse longa por diversos fatores.Vou explicar melhor.

Em primeiro lugar é um musical tão sutil e envolvente que não se torna cansativo nem irritante. Quando começa a tocar uma daquelas canções, uma surpresa agradável surge com uma performance devastadora de dança de Alexandra - Jennifer Beals.
Em segundo, a trilha sonora é ponto fundamental nessa historia toda e é nela que tudo se apoia.Sucesso e marca registrada do filme são as musicas "What a feeling" e "Maniac" que pra cair o queixo de muito mané, são ícones até hoje.
O terceiro ponto é que este filme extremamente incentivador.É daqueles que quando termina você fica com aquele feeling de que também pode fazer o que quiser.Então entra em cena o clichê da mocinha que tem um talento mas nunca uma oportunidade e quando tem consegue.
Sei que ele é comercial até o caroço: mocinha, mocinho, um sonho, um talento, um medo, uma tentativa, um acerto e -sim- um final feliz.E dai?

Gosto de Flashdance pelo que o longa representa na minha vida e na historia do cinema.No quesito pessoal, é justamente a inspiração e o que ele desperta em mim emocionalmente que me atraem.Enquanto para "a humanidade" foi uma grande aposta do cinema, em 1983, ao levar a atitude feminina para as telonas de uma maneira forte e delicada, além de juntar ballet e dança contemporanea nas coreografias, enfim... O roteiro previsível não é um defeito e sim uma grande qualidade deste filme que prima pela mesma simplicidade de sua protagonista para conquistar o espectador.

Comentando alguns detalhes de "What a feeling":

"Primeiro, quando não há nada
senão um sonho pequeno e brilhante
Que o seu medo parece esconder
Bem lá no fundo de sua mente.
Sozinha, eu chorei
Lágrimas silenciosas cheias de orgulho
Em um mundo feito de aço,
Feito de pedra

Bem, eu ouço a música
Fecho meus olhos, sinto o ritmo
Me arrumo, e controlo
meu coração

What a feeling!
Ser é acreditar
Eu posso ter tudo, agora estou dançando pela minha vida.

Pegue sua paixão
e faça isso acontecer
Figuras ganham vida, você pode dançar pela sua vida
Agora eu ouço a música
Fecho meus olhos, eu sou o ritmo
E de repente, ela toma conta
do meu coração."

Apaixonante, não é? Também é uma das musicas que eu mas fico histérica ouvindo.-ok, eu estou interferindo demais nesse post-
Bem, além disso, tem o trecho de "Maniac"

" Guardando ritmos para a batida de seu coração
Transformando a mulher em vida
Ela dançou na zona de perigo
Quando a dançarina se torna uma dança



Isto pode cortá-lo como uma faca
Se o presente virar fogo
Numa corda entre o ser
E o que será
Ela é uma maníaca
Maníaca na pista
Ela está dançando como
Ela nunca dançou antes"

Quero dizer, e se a gente resolvesse tornar a nós mesmos parte do que sonhamos?As ferramentas e os recursos que temos podem sim ser o suficiente para ir atrás do que queremos, só falta aquela vontade a mais.Essa é a maior mensagem de Flashdance.E eu, bem, claro que recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?